"Da laje para garagem" propõe discutir questões sobre a representatividade do corpo negro no protagonismo de estéticas corporais e parte das danças de matrizes africanas como pesquisa em dança. Este projeto é um trabalho de criação em dança que postula a construção de qualidades de movimentos e estruturação corporal a partir das danças tradicionais negras dos rituais jejes (voduns) e yorùbá (ketu). "Da laje para garagem" buscará enfatizar em seu processo de pesquisa que o ato coletivo é a força e a forma que caracteriza as marcas identitárias que os corpos negros carregam. O projeto será fundamentado nas visibilidades e invisibilidades de suas existências, conectando os adinkras e a noção de plataforma do espaço físico, filosófico, educacional e social da laje e da garagem.
Espetáculo "Da Laje para Garagem", Teatro Cacilda Becker. Foto: Val Garcia
"Da laje para garagem" é um projeto de criação e investigação que propõe, a partir da pesquisa em dança, a criação de:
. Um espetáculo inédito intitulado "Da Laje para Garagem";
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. Um videodança intitulado "Igbá";
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. Um livro infantojuvenil intitulado "Igbá".
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Além do processo criativo, o projeto contou também com espaços formativos:
. Weebu ti Imo: oficinas de Capoeira (Mestre Zelão), Danças dos Orixás (com o cubano Israel Valdés) e Dança dos Voduns (com o beninense Guillaume Niedjo);
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. Igbasile ni Ara: formação realizada com Luiz Anastácio (diretor do Grupo Ewé) sobre cosmo percepções africanas e afrodiaspóricas e danças rituais.
Alguns flyers de divulgação das ações do grupo
Fazem parte do processo algumas inquietações que circundam a produção e criação em dança na cidade de São Paulo, onde muitas vezes se priorizam discussões que estão pautadas em estéticas direcionadas ao pensamento eurocêntrico, afirmando essas produções enquanto dominantes, significantes e de referência para um processo de criação em dança.
Realização
Este projeto foi contemplado pela 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura